24 março 2008

CUIDADO COM OS "PASTORES" MERCENÁRIOS !

Encontrei o texto abaixo no site "Palavra Revelada". Não havia o nome do autor. Parece ter sido escrito por um leigo, mas vale a pena fazermos uma reflexão sobre o Pastoreio de Almas:

"MERCENÁRIO no dicionário Aurélio quer dizer: “Que ou quem trabalha por soldo, ou só pelo interesse da paga”.

O mercenário não é um assassino não é um ladrão e não é nenhum tipo de malfeitor, é tão somente uma pessoa que trabalha, somente pelo interesse da paga. De preferência, quer salário integral pra fazer de conta que faz alguma coisa...

Se algum dia, por algum motivo, um empresário pedir para seus empregados ficarem, por algum tempo, sem ganhar salário, quantos aceitariam? Acredito que ninguém!

Assim podemos dizer que: Nossa sociedade, está repleta de mercenários. Pois não podemos viver sem o dinheiro.

É por isso que mercenário, não é um malfeitor, ao contrário do que se pensa é uma pessoa digna, como qualquer bom cristão.

No Evangelho de João, Jesus nos apresenta o Mercenário.”Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá sua vida pelas ovelhas”.”Mas o Mercenário, que NÃO É PASTOR, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa” (João 10.11 e 12).

Neste capítulo, Jesus nos ensina que todos os que vieram antes Dele, eram ladrões e salteadores, mas depois de Jesus, conheceríamos o mercenário. Quem é o mercenário? Porque Jesus quis mostrar este personagem? Vamos estudar o texto!

1) “Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor, dá sua vida pelas ovelhas”.Jesus foi direto ao ponto mais importante, pelo qual veio a este mundo, que é resgatar, as ovelhas perdidas, com esta declaração revelou sua disposição de morrer por elas. E quem seriam estas ovelhas? São todos os que o receberam, como salvador pessoal de suas vidas, portanto, Jesus é o eterno Pastor, e dono das ovelhas.

2) “Mas o Mercenário, que não é pastor”.
Com estas palavras, Jesus foi muito duro, com qualquer um que por acaso, TENTA-SE OCUPAR O SEU LUGAR DE PASTOR. E com estas palavras quebrou a autoridade do mercenário que não pode de maneira nenhuma, dominar, escravizar, criar leis ou extorquir as ovelhas do Senhor Jesus.

3) “De quem não são as ovelhas”?
Já sabemos que, JESUS É O DONO DAS OVELHAS. O texto também mostra que o mercenário esta trabalhando, e qual seria este trabalho? A sua profissão, o texto nos revela que ele também é PASTOR de ovelhas. Ou seja, ele estava sendo pago, para cuidar de um rebanho que não era seu.

4) “Vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge”. Por não ser o dono das ovelhas, o mercenário, jamais coloca sua vida em risco, para tirar uma ovelha das mãos do lobo. É comum do ser humano, frente a grande pressão, fugir. Jesus tinha doze discípulos, mas na hora de ir para cruz, todos fugiram e Ele ficou sozinho.

“O mercenário foge porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas” (Jo 10.13). Quando as pessoas estão com problemas na maioria das vezes, são abandonadas por seus “pastores”. Poucos são os pastores que enfrentam grandes lutas para defender as ovelhas de Jesus.

5) “E o lobo as arrebata e dispersa”.
O lobo deste texto é uma figura de satanás, que a todo tempo tenta destruir as ovelhas do Senhor Jesus.

Jesus disse a Pedro : “Apascenta as minhas ovelhas”. (Jo 21.17). Jesus ordenou a Pedro ser pastor, mas o texto deixa claro que as ovelhas são de Jesus e não de Pedro. A Bíblia dá autorização, para que homens, trabalhem como pastores. (Ef 4.11), e também aprova que eles ganhem salários para realizar este trabalho. (1 Tim 5.18-20). E é por isso, que não ficou muito difícil de entendermos o que Jesus quis nos ensinar, falando a respeito do MERCENÁRIO.

O que estou tentando mostrar é que não está errado ser pastor, e nem ganhar salário, o errado é que muitos dos pastores, de hoje, estão vivendo totalmente fora das ordenanças que receberam de Jesus e dos apóstolos, pensam que são donos das ovelhas, e muitos só estão preocupados com seu próprio bem estar, no dinheiro que ganham, e nas suas mordomias, nos cursos e diplomas e não estão cuidando das ovelhas do Senhor.

Muitos colocam fardos enormes, para as ovelhas de Jesus carregarem, mas eles mesmos não as carregam, e na autoridade que recebi da palavra de Deus vou classificá-los como MERCENÁRIOS: Aquele que trabalha, apenas pelo dinheiro."
(O texto continua, mas paro por aqui.)

Interessante notar que o Pastor que obedece o Supremo Pastor, procura alcançar ovelhas desgarradas. O Mercenário contenta-se com "seu" pequeno rebanho e ali apenas engorda. Não pensa em Evangelização e muito menos em Missões.
Ajudar aos Evangelistas e Missionários? Nem pensar!


Porém, o Pastor verdadeiramente vocacionado, visita suas ovelhas quer estejam num condomínio de luxo ou em uma humilde moradia na favela. Ele procura variar a pastagem e procura dar alimentação saudável ao Rebanho do Senhor. O Mercenário fica em seu gabinete e sempre oferece a mesma água e o pasto de sempre.

Pastor, sejamos pastores de fato, conforme o Senhor do Rebanho exige de nós em Sua Palavra!

Saudações do companheiro de Seara,
Pastor Caleb


SDG - Soli Deo Gloria!

Você deseja convidar o Pr. Caleb para ministrar uma Conferência sobre o Tema O Pastoreio de Almas, ou, Deseja realizar um Curso Prático de Evangelização Pessoal em sua igreja?

Escreva-nos solicitando nosso Catálogo para: 


Missão Apologia
missao.apologia@bol.com.br